A Moda da calça “boca de sino”

O charme da calça boca de sino

Uma das fortes heranças da moda dos Anos 70 foi a calça boca de sino, que  tiveram origem nas calças dos marinheiros, que eram cortadas em forma de sino do joelho ao tornozelo, para oferecer maior liberdade de movimento.

Tudo a ver com um momento em que a liberdade era cultuada e buscada a cada instante. Na era da discoteca nada melhor do que uma roupa que facilitasse o movimento. Combinada com o colorido das camisas e cabelos fartos e sandálias plataforma, formava-se um conjunto belo e harmônico para os padrões da época. Eu acho bonito o estilo.

 A Moda da calça "boca de sino" Curiosidades

Calça Boca de sino na TV

Nas novelas e propagandas na TV, via-se muito este estilo de roupas anos 70, que vira e mexe retorna a atualidade, agora com novo nome: calças flare. Segundo o site: http://semanier.com/tag/boca-de-sino/

Voltando um pouco mais no tempo, não foram os hippies que a inventaram, ela já era usada por marinheiros e até mesmo pelas mulheres trabalhadoras dos anos 40. Para quem não lembra, as mulheres começaram a usar calças quando tiveram que trabalhar nas fábricas no lugar dos homens que estavam na guerra. As calças mais largas foram escolhidas para que as meninas tivessem maior conforto.

O universo masculino também se rendia a calça boca de sino que ficou eternizada nos corpos de Elvis Presley e The Jackson Five. Eu mesmo nestas constantes mudanças de moda já tive uma ou outra calça neste estilo, isso já bem depois dos Anos 70. E apesar de não ser um especialista em moda após iniciar a pesquisa para escrever sobre o assunto me surpreendi com a quantidade se sites de moda que tratam sobre esta calça, que mais que uma calça é um simbolo de uma época.

Quem era jovem na época creio que vai entender melhor que eu toda essa simbologia em torno da moda boca de sino que dava liberdade aos movimentos e tinha o estilo da liberdade.

Receba todas novidades do Blog em seu E-mail.

7 Comentários

  1. MARIA JOSE

    EU TINHA UNS 6 ANOS, E MEUS IRMÃOS USAVAM ESSAS CALÇAS E SAPATOS CAVALO DE AÇO (SUPER FEIOS). KKKKKKKKKKK

    • Pois é Maria, e temos ainda hoje blogs que se dedicam à moda e citam a calça boca de sino, dando boas referencias quanto ao estilo.

  2. Pingback: Anos 70 - O que era chique virou brega. Ou não?

  3. Adão Lúcio De Souza

    olá amigo ,parabéns por esta iniciativa ,por acaso descobri este site e já está entre os favoritos ,tenho 49 anos e me recordo de muitas coisas , um abraço.

    • Obrigado Adão, agora temos um espaço para nossa época. Continue, conosco.

  4. Ricardo Dias

    A calça boca sino era muita boa,usei,que saudades!!!!

    • Realmente um privilégio Ricardo, ter vivido e desfrutado desta época. Grato pelo comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *