Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Curiosidades

A febre dos jogos Atari

A Atari surgiu em 1972, fundada por Nolan Bushnel e Ted Tabney com o intuito de promover a venda de videogames, e graças a ela que popularizou-se tanto os consoles. Na época, as pessoas tinham o game “pong”, mas os Jogos Atari revolucionaram o que se entendia como consoles de jogos Arcade. Logo começou a produzir em larga escala o jogo “Pong”.

Venda a Warner

Anos depois ela foi vendida para a Warner, porém o empresário Nolan Bushnell não se adequou as novas formas de administração da empresa e logo depois foi demitido. A Atari não parou de produzir modelos de consoles, mas de longe o que mais repercutiu foi o Atari 2600 que logo depois do sucesso de suas vendas tornou-se ícone da empresa. Nenhum outro console fabricado antes ou depois bateu as vendas do 2600, apesar de mais tecnologia ou recursos.

A febre dos jogos Atari nos anos 70

Momento de decadência dos jogos Atari

Porém, a concorrência começou a ficar acirrada, grandes marcas como a Sega e a Nintendo começaram a ganhar espaço no mercado. Na década de 80 a Atari decidiu investir no Brasil, e tornou-se o videogame mais vendido até o inicio dos anos 90, quando a Sega lançou o Mega Drive. Ainda hoje é possível encontrar novos jogos Atari para os consoles antigos .

jogos  atari

A empresa não se deu por vencida e no inicio dos anos 90 lançou o videogame portátil Lynx, porém não conseguiu bater de frente com o principal concorrente a sua altura, o Game Boy da Nintendo. Em 1993 lançou o Jaguar, um videogame extremamente atual e com gráficos em 60 bits, tinha tudo para dar certo, porém com a carência de jogos e por ser um console muito caro, foi descontinuado.

A Atari viu dificuldades de lançar novos aparelhos e acompanhar a crescente do mercado, e por isso foi vendo seus concorrentes lançando novos consoles (como o Nintendo 64 ou o Playstation) e acabou perdendo mercado. Começou então a vender as suas partes, até que restou apenas a marca que foi vendida em 2001 para a empresa Info grames, que fabrica jogos, e ainda utiliza a marca e logo da Atari.

Para os fãs exitem ainda hoje alguns sites que disponibilizam jogos Atari para o deleite dos aficionados. Um deles é o Jogos de Atari .Com, vale uma visitinha para matar saudades. Há! Não esqueçam de curtir e compartilha nosso conteúdo. Abraços.

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.