Petit o Menino do Rio

1
480
views

Menino do Rio sucesso de Baby Consuelo

No inicio dos anos 80, Baby Consuelo gravou uma das musicas mais emblemáticas da década, Menino do Rio, canção escrita por Caetano Veloso. Quem não se lembra da apresentação do clip no Fantástico?

Muito legal. Lembram da letra? Vamos relembrar?

Antes porém devo falar que a hoje evangélica Baby do Brasil, iniciou sua carreira muito jovem, aos 14 anos. Sobre ela o podemos acrescentar:

Em 1969, fugiu de casa para Salvador, Bahia, onde conheceu os músicos Moraes Moreira, Galvão e Paulinho Boca de Cantor, assim como o guitarrista e futuro marido Pepeu Gomes. Estava formado o grupo Os Novos Baianos, que, no ano seguinte, lança seu primeiro disco, É Ferro na Boneca, pela gravadora RGE Fermata. O trabalho coloca a banda na mídia nacional. Pouco tempo depois, a banda se muda para um sítio em Jacarepaguá, bairro do Rio de Janeiro, laboratório para criação daquele que viria a ser o LP de maior sucesso da banda, Acabou Chorare, eleito pela revista Rolling Stone Brasil como “o maior álbum de música brasileira de todos os tempos”. Baby e Pepeu permaneceram no grupo até 1978, quando foi decidido que cada um iniciaria sua carreira solo.

 Petit o Menino do Rio Curiosidades

 Petit o Menino do Rio Curiosidades Sem qualquer preconceito, que fique registrado o legado desta artista, mulher e mãe Baby Consuelo. A musica brasileira deve a ela e ao Pepeu Gomes, por proporcionarem boa musica a nossa geração.

Quanto a canção “Menino do Rio“, além de ser emblemática, fez parte da trilha da novela global, Água Viva, grande sucesso exibido no horário nobre em 1980. Bem, apesar de muito jovem lembro que quase ninguém perdia sua apresentação.

Mas quem foi o “Menino do Rio”?

A musica foi inspirada em um personagem da vida real e embalou a cidade na década de 80. Mas qual a história por trás da música? Vamos conhecer Petit o rapaz que foi o personagem inspirador da canção.

Petit, o Menino do Rio

 Petit o Menino do Rio Curiosidades Petit, na verdade José Artur Machado foi  o surfista talentoso de espírito livre que nunca cresceu. Com seus 1,80 de altura, loiro de pele bronzeada e olhos verdes se tornou muito conhecido pelos frequentadores da praia do Pier e Ipanema. Principalmente pelas jovens que o apelidaram de Mel.

Seu jeito de viver a vida livremente inspirou Caetano que depois de horas de conversa com Petit escreveu a música eternizada na voz de Baby.

Petit representou como ninguém a geração saúde, termo  que aliás não existia. Praticante de jiu-jitsu,  cuidadoso com seu corpo, surfista e modelo free lancer.

O triste fim de Petit

Apesar de ter sido personagem de uma musica tão famosa ele não mudou seu comportamento. Levava a vida com naturalidade.

Por algum motivo começou a usar drogas, talvez pelas influências ou por própria escolha. Isso quebraria um pouco de seu encanto sobre os frequentadores das praias cariocas? Não podemos afirmar.

Mas um trágico acidente de moto ocorrido em 29 de agosto de 1987, quando estava na garupa de um amigo quase lhe custou a sua vida. Ele ficou 40 dias em coma mas sobreviveu.

O problema foram as sequelas do acidente, ele ficou com sérias limitações de seus movimentos. Uma paralisia de parte do corpo nunca mais lhe permitira surfar novamente.

Talvez se fosse outra pessoa tivesse condições de se adequar a sua nova condição. Mas para o menino do Rio isso foi demais. Dois anos depois do acidente ele não suportou mais. em 7 de março de 1989 ele trancou-se em seu quarto e enforcou-se com a faixa de seu quimono de jiu-jitisu, morreu aos 32 anos Petit.

Vamos rever agora o vídeo clip e logo abaixo dele a letra da musica. Espero que tenham gostado desta lembrança. Há! não se esqueçam de curtir ou comentar ao final. É importante.

Menino do Rio
Calor que provoca arrepio
Dragão tatuado no braço
Calção corpo aberto no espaço
Coração, de eterno flerte
Adoro ver-te…

Menino vadio
Tensão flutuante do Rio
Eu canto prá Deus
Proteger-te…

O Hawaí, seja aqui
Tudo o que sonhares
Todos os lugares
As ondas dos mares
Pois quando eu te vejo
Eu desejo o teu desejo…

Menino do Rio
Calor que provoca arrepio
Toma esta canção
Como um beijo…

Menino do Rio
Calor que provoca arrepio
Dragão tatuado no braço
Calção corpo aberto no espaço
Coração, de eterno flerte
Adoro ver-te…

Menino vadio
Tensão flutuante do Rio
Eu canto prá Deus
Proteger-te…

O Hawaí, seja aqui
Tudo o que sonhares
Todos os lugares
As ondas dos mares
Pois quando eu te vejo
Eu desejo o teu desejo…

Espero que tenham gostado do conteúdo. Triste a história do Petit, não é?

Acho que pode gostar deste outro post: Guerra do Vietnã: fatos e curiosidades. Ficou incrível este artigo. Não deixe de conferir. Abraço!

Artigo anteriorNoticias dos anos 80
Próximo artigoO naufrágio do Bateau Mouche
Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here