logo-site
15 07

Como era nossa literatura nos anos 70

A Poesia marginal dos Anos 70

Tive a ideia de colocar um poema da década de 1970 para termos um exemplo de como nossos poetas da época se relacionavam como o período de ditadura no Brasil, mas ao iniciar minhas pesquisas, verifiquei uma grande discussão nos Anos 70 sobre a forma como nossos escritores lidavam com sua arte.Por isso mudei um pouco o rumo do post para atender nossa curiosidade sobre o tema.

marginal Como era nossa literatura nos anos 70Os Anos 70 foram duros para nossa intelectualidade, que tinham que ter criatividade e cautela para se expressar. Surgia um forma marginal de expor suas idéias. “A poesia marginal” foi a forma usada para que os pensamentos pudesse circular, sendo o Rio de Janeiro uma das principais localidades em que os jovens poetas se reuniam, seguindo a literatura Beat norte americana.

A ditadura militar foi um duro golpe na literatura, tendo sido agravada a partir de 1970, assim vários escritores tinham que se manter anônimos ou usar nomes falsos para terem suas obras circulando sem correr o risco de sofrerem com o AI-5. Isso tudo é claro influenciou na qualidade do que circulava.  Segundo um artigo de Paloma Vidal intitulado “Literatura e ditadura: alguns recortes” o maior desafio dessa literatura engajada havia sido transmitir uma mensagem politica sem se render ao maniqueísmo.

A literatura tinha assim um papel contestatório a um sistema que estava ali para oprimir. alegóricamente ou jornalisticamente os escritores dedicavam seu  labor a denunciar, mas nem sempre observando o leitor, ou seja a qualidade do que estava escrito. Sobre isso Paloma Vidal  afiram que ao deslocar o foco da literatura para a informação, tende-se a abrir mão da pluralidade de sentidos em nome de um é  quadro unificador da realdade. a linguagem se torna apenas um meio de chegar ao fato.

poema marginal Como era nossa literatura nos anos 70Independente das criticas, a literatura marginal, praticada nos Anos 70, é uma rica fonte de conhecimento, para estudiosos, críticos literários e nos blogueiros. Só para deixar mais claro, o porque de ser marginal a  poesia dos Anos 70, acrescento que esta não seguia estética literária em vigor na época. Estavam geralmente na contra mão do que se via no mercado.

Segue um poema marginal de Antônio Carlos de Bristo , o Cacaso, com um breve  Comentário: A figura do general nos remete á ditadura militar; de outro, o pássaro é o poeta que mesmo sem forças resiste. No meio do poema, formatados no meio da página vemos a anáfora, ressaltando que o poeta estava atento à sua época. No 12º verso, a conjunção adversativa demonstra que apesar dos tempos duros, a poesia tem seu poder de luta.

Grupo Escolar

Sonhei com um general de ombros largos
que fedia
e que no sonho me apontava a poesia
enquanto um pássaro pensava suas penas
e já sem resistência resistia.
O general acordou e eu que sonhava
face a face deslizei à dura via
vi seus olhos que tremiam, ombros largos,
vi seu queixo modelado a esquadria
vi que o tempo galopando evaporava
(deu pra ver qual a sua dinastia)
mas em tempo fixei no firmamento
esta imagem que rebenta em ponta fria:
poesia, esta química perversa,
este arco que desvela e me repõe
nestes tempos de alquimia.

Cacaso

The following two tabs change content below.
 Como era nossa literatura nos anos 70
Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.
 Como era nossa literatura nos anos 70

Latest posts by Eli Braz (see all)

Gostou do Post? Compartilhe:
Deixe seu comentario