logo-site
18 12

Bang bang à italiana

Bang bang!

Esta vai para meu amado pai.

terence hill rei do bang bangUma das minha lembranças do convívio com meus pais, meu pai principalmente, está nos dias em que era apresentado na TV filmes de Faroeste. Ele é um fã do gênero e eu ainda criança via a aqueles intensos tiroteios entre índios e mocinhos, ou entre o xerife e o bandido.Há, sempre tinha aquela mocinha que mexia com o coração do mocinho em cenas de extremo sofrimento.

Foi uma grande oportunidade de ver clássicos do gênero “Bang bang”. Dólar Furado, Sete homens e um destino, Era uma vez no Oeste e muitos outros. Dai surgiu a curiosidade de saber um pouco mais sobre estes filmes.

Local de muitos bang bang

Monument Valley, Arizona, local muito usado para filmes Western

O chamado cinema western, também popularizado sob os termos “filmes de cowboys” ou “filmes de faroeste”, compõe um gênero clássico do cinema norte-americano (ainda que outros países tenham produzido westerns, como aconteceu em Itália, com os seus western spaghetti). O termo inglês western significa “ocidental” e refere-se à fronteira do Oeste norte-americano durante a colonização. Esta região era também chamada de far west (extremo oeste) – e é daqui que provém o termo usado no Brasil e Portugal, faroeste (também se usou o termo juvenil bang-bang, na promoção das antigas matinês e de quadrinhos). Os westerns podem ser quaisquer formas de arte que representem, de forma romanceada, acontecimentos desta época e região. Além do cinema, podemos referir ainda a escultura, literatura, pintura e programas de televisão.

Bang bang a la Clint EastwoodOs westerns, definidos pelo crítico francês André Bazin como o “cinema americano por excelência”, no seu livro O que é o cinema?, foram também considerados por um dos seus principais criadores, Clint Eastwood, como a única forma de arte originalmente norte-americana, à excepção do jazz.

Nos filmes de western predominam dois tipos de ambientação: o do Oeste selvagem e o do Oeste da passagem para o século XX. Nessa segunda abordagem, pode ser citado o famoso e cultuado The Wild Bunch (no Brasil, Meu ódio será tua herança), no qual aparecem algumas tecnologias em seu início, como os primeiros carros, telégrafos, locomotivas e até aeroplanos. Em Butch Cassidy, Paul Newman experimenta uma bicicleta numa cena famosa. É comum a escolha dessa segunda ambientação por parte dos diretores e artistas, com o sentido de se fazer uma analogia ao fim do apogeu do western como gênero cinematográfico; ou mesmo o de alguns dos próprios artistas.

A ideia que daria origem aos westerns do tipo Oeste selvagem tem, talvez, o seu mais remoto precedente com os espetáculos sobre o wild west (“oeste selvagem”) protagonizados por Buffalo Bill, a partir de 1883. Legal não?

O termo Western Spaghetti (bang bang a italiana), se deve ao avanço da industria do cinema italiano, sobre o gênero que é genuinamente americano. Foi uma era de grande sucesso daquele cinema. O diferencial do western italiano está basicamente no baixo orçamento. Os atores eram italianos e até alemães, sem preconceito claro. E os sets de filmagem eram onde fosse mais barato, na Espanha ou Iugoslávia.

Terence Hill rei do bang bang

Terence Hill rei do bang bang

Os filmes italianos são geralmente mais violentos, com muita ação e com boa dose de melodrama, que era a formula do sucesso. Porém os filmes com características humorísticas tiveram muito sucesso, como a saga Trinity com Terence Hill  e Bud Spencer. Estes meus favoritos, indiscutivelmente . Essas foram minhas lembranças com uma boa dose de pesquisa, espero que gostem. Forte Abraço. Se quiserem  tem um link de um filme do Trinity para assistir no You Tube

The following two tabs change content below.
Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Latest posts by Eli Braz (see all)

Gostou do Post? Compartilhe:
Deixe seu comentario