logo-site
18 12

Bang bang à italiana

Bang bang!

Esta vai para meu amado pai.

terence hill Bang bang à italianaUma das minha lembranças do convívio com meus pais, meu pai principalmente, está nos dias em que era apresentado na TV filmes de Faroeste. Ele é um fã do gênero e eu ainda criança via a aqueles intensos tiroteios entre índios e mocinhos, ou entre o xerife e o bandido.Há, sempre tinha aquela mocinha que mexia com o coração do mocinho em cenas de extremo sofrimento.

Foi uma grande oportunidade de ver clássicos do gênero “Bang bang”. Dólar Furado, Sete homens e um destino, Era uma vez no Oeste e muitos outros. Dai surgiu a curiosidade de saber um pouco mais sobre estes filmes.

300px MonumentValley 640px Bang bang à italiana

Monument Valley, Arizona, local muito usado para filmes Western

O chamado cinema western, também popularizado sob os termos “filmes de cowboys” ou “filmes de faroeste”, compõe um gênero clássico do cinema norte-americano (ainda que outros países tenham produzido westerns, como aconteceu em Itália, com os seus western spaghetti). O termo inglês western significa “ocidental” e refere-se à fronteira do Oeste norte-americano durante a colonização. Esta região era também chamada de far west (extremo oeste) – e é daqui que provém o termo usado no Brasil e Portugal, faroeste (também se usou o termo juvenil bang-bang, na promoção das antigas matinês e de quadrinhos). Os westerns podem ser quaisquer formas de arte que representem, de forma romanceada, acontecimentos desta época e região. Além do cinema, podemos referir ainda a escultura, literatura, pintura e programas de televisão.

491px Clint Eastwood   1960s 245x300 Bang bang à italianaOs westerns, definidos pelo crítico francês André Bazin como o “cinema americano por excelência”, no seu livro O que é o cinema?, foram também considerados por um dos seus principais criadores, Clint Eastwood, como a única forma de arte originalmente norte-americana, à excepção do jazz.

Nos filmes de western predominam dois tipos de ambientação: o do Oeste selvagem e o do Oeste da passagem para o século XX. Nessa segunda abordagem, pode ser citado o famoso e cultuado The Wild Bunch (no Brasil, Meu ódio será tua herança), no qual aparecem algumas tecnologias em seu início, como os primeiros carros, telégrafos, locomotivas e até aeroplanos. Em Butch Cassidy, Paul Newman experimenta uma bicicleta numa cena famosa. É comum a escolha dessa segunda ambientação por parte dos diretores e artistas, com o sentido de se fazer uma analogia ao fim do apogeu do western como gênero cinematográfico; ou mesmo o de alguns dos próprios artistas.

A ideia que daria origem aos westerns do tipo Oeste selvagem tem, talvez, o seu mais remoto precedente com os espetáculos sobre o wild west (“oeste selvagem”) protagonizados por Buffalo Bill, a partir de 1883. Legal não?

O termo Western Spaghetti (bang bang a italiana), se deve ao avanço da industria do cinema italiano, sobre o gênero que é genuinamente americano. Foi uma era de grande sucesso daquele cinema. O diferencial do western italiano está basicamente no baixo orçamento. Os atores eram italianos e até alemães, sem preconceito claro. E os sets de filmagem eram onde fosse mais barato, na Espanha ou Iugoslávia.

terence+hill Bang bang à italiana

Terence Hill rei do bang bang

Os filmes italianos são geralmente mais violentos, com muita ação e com boa dose de melodrama, que era a formula do sucesso. Porém os filmes com características humorísticas tiveram muito sucesso, como a saga Trinity com Terence Hill  e Bud Spencer. Estes meus favoritos, indiscutivelmente . Essas foram minhas lembranças com uma boa dose de pesquisa, espero que gostem. Forte Abraço.

The following two tabs change content below.
 Bang bang à italiana
Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.
 Bang bang à italiana

Latest posts by Eli Braz (see all)

Gostou do Post? Compartilhe:
Deixe seu comentario

  • Blog: ano70.com.br no doHITS