Blog Anos 70
21 08

Anos 80 – Alceu Valença “Morena tropicana”

Anos 80 – Alceu Valença

Os anos 80 foram fantásticos para Alceu. Aproveitando o momento em que o Fantástico completa 40 anos e está exibindo clips que fizeram parte de sua história e da nossa, revi um que adorava e acho que muitos dos amigos também, por isso falarei um pouco sobre Alceu Valença que teve o clipe Morena tropicana exibido no programa dominical nos anos 80. Esta musica foi, e é um dos grandes sucessos do cantor,  que estavam sempre nas rádios.

Anos 80 Alceu Valenca

Ele nasceu em 1º de julho de 1946, na cidade de São Bento de Una, sertão Pernambucano. Filho de empresários, desde cedo mostrava-se inclinado ao mundo da musica. Inclusive ainda criança participou de concursos musicais infantis. O ritmo faria parte do resto de sua vida.

Antes do sucesso …

Antes de se dedicar exclusivamente à música isso ainda na década de 50 e 60, Alceu jogou basquetebol e por insistência de sua família ingressou na faculdade de direito, formado-se no curso. Trabalhou  como jornalista, porém sem abandonar sua paixão pela musica, inclusive aproveitou sua faculdade para participar de festivais, sempre tendo bons resultados.

Anos 80 - Alceu valenca jovemNos Anos 70 ele resolveu lançar um disco e pediu ajuda ao amigo Geraldo Azevedo. Surgiu então, em 1972, Alceu Valença & Geraldo Azevedo, a estreia dos cantores ocorreu  quando já estavam no Rio de Janeiro. Porém somente no inicio dos anos 80, finalmente, Alceu foi conhecido pelo grande público. A música Coração Bobo ficou entre as mais tocadas e conquistou multidões. Na sequência, veio Tropicana. O disco Cavalo de Pau, lançado em 1982 vendeu mais de 500 mil cópias. Foi o primeiro estouro de vendas da carreira de Alceu.

Durante esses 40 anos de carreira, Alceu já levou sua música para muitas cidades aqui e lá fora. Brasileiros que moram no exterior matam um pouco da saudade do país através das suas canções e de seus shows. Em suas primeiras músicas, o cantor se dizia “o porta-voz da incoerência” e afirmava que “já perdeu o medo da força do vento que sopra e não uiva, em água da chuva que cai e não molha, já perdeu o medo de escorregar”.

Anos 80 - luneta do tempoMas parece que a excitação adolescente ainda está presente na vida dele. Sua nova vereda é “A Luneta do Tempo”, um longa que tem previsão de lançamento para até o fim desse ano. Nele, Alceu é roteirista, produtor musical e diretor. “Quando decido fazer alguma coisa, vou fundo, entro de cabeça, trabalho com obstinação”, explicou em recente entrevista. A produção ocupa o tempo do cantor há 12 anos e o resultado é tão positivo que Alceu tomou gosto pela coisa e já prepara um documentário sobre sua carreira “marginal e contestadora” nos Anos 70.

Poeta e intérprete carismático, Alceu possui uma obra que mistura as raízes nordestinas com o pop e o rock e já lançou 29 discos. Eclético, quando o assunto é dar o seu recado musical, se apresenta em festivais de jazz ou de rock. Por isso mesmo depois de tantos anos ainda é tão querido pelo público.

The following two tabs change content below.
Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Latest posts by Eli Braz (see all)

Gostou do Post? Compartilhe:
Deixe seu comentario